A capela para laboratório de química é muito utilizada na manipulação de processos de baixo, médio ou alto nível de periculosidade. É um equipamento que fornece toda a segurança necessária para a pessoa que está fazendo a manipulação do químico, como também para todos os presentes no laboratório. Por essa razão, a capela para laboratório de química também é conhecida por ser um EPC - equipamento de proteção coletivo.
A capela para laboratório de química recebe alguns nomes distintos como capela de exaustão, capela de laboratório, capela laboratorial e hotte. De qualquer maneira, todas essas denominações se referem exatamente ao mesmo equipamento, a capela para laboratório de química, que independente da nomenclatura recebida realiza o mesmo trabalho como equipamento EPC.
Como já dito anteriormente a capela para laboratório de química é um EPC, e funciona como um exaustor que exauri todo o vapor, gases e fumo, produtos químicos durante sua manipulação. Assim, esse equipamento exclui a possibilidade de o laboratorista de inalar todas essas substâncias extremamente tóxicas e químicas, que podem até causar doenças graves.
A capela para laboratório de química, também oferece proteção sendo uma barreira física contra derramamento de químicos, fogo e explosões. Esse tipo de reação adversa deve ser levado sempre em consideração, pois a manipulação de elementos químicos é uma atividade perigosa e para evitar acidentes é importante estar preparado para eles.
A capela de exaustão pode ser encontrada no mercado com classificações de periculosidade, existem 3 denominações, são elas:
A empresa AmazonLab é especializada em itens laboratoriais, e sua equipe está à sua disposição para sanar dúvidas técnicas sobre os produtos oferecidos, além de ajuda-lo a escolher o produto que atenderá, de fato a sua demanda.