Lavador de gases para vapores químicos
Imagens Representativas
Lavador de gases para vapores químicos
O que é e qual o objetivo de um lavador de gases para vapores químicos?
Um lavador de gases para vapores químicos é um equipamento de filtração utilizado para a remoção de partículas poluidoras de um determinado meio gasoso.
O objetivo do lavador de gases para vapores químicos é não liberar na atmosfera gases que podem ser poluentes ou tóxicos para a saúde das pessoas que vivem ao redor de onde está instalado o lavador de gases para vapores químicos, e também, a todo o meio ambiente.
COMO FUNCIONA UM LAVADOR DE GASES PARA VAPORES QUÍMICOS?
A primeira etapa para o funcionamento correto de um lavador de gases para vapores químicos é a entrada do gás poluído.
Este gás entra no lavador de gases através de um pequeno orifício, que por restringi-lo, ocorre uma aceleração das partículas.
Essa aceleração do gás facilita uma melhor interação entre o gás poluído ou tóxico, com o meio de lavagem, que em sua grande parte de vezes, é apenas água.
Na segunda etapa, a água chega ao lavador de gases para vapores químicos. Para causar nebulização e facilitar a interação entre o gás, a água é dispersada dentro do lavador de gases através de um spray de alta pressão.
Após a interação entre as partículas poluídas do gás e o meio de lavagem água, as partículas poluídas de gás estão umidificas.
Essa umidificação das partículas poluídas ou tóxicas do gás, faz com que estas estejam com suas massas aumentadas e por ter uma tendência natural a aglutinação, são retiradas do lavador de gases para vapores químicos, através de um eliminador de gotas.
ONDE O LAVADOR DE GASES PODE SER UTILIZADO?
O lavador de gases é muito utilizado em grandes, médias e pequenas indústrias, isso por que não importa o porte da empresa, se há liberação de gás poluente ou tóxico à saúde, é preciso possuir um lavador de gases.
Porém o lavador de gases não é de uso exclusivo de indústrias, podendo ser utilizado nas seguintes aplicações:
- Nos tratamentos térmicos, cianetação ou galvanoplastia,
- Na purificação de gases na descarga de geradores elétricos,
- Na fabricação de papel e celulose para as indústrias gráficas,
- Usinas de Asfalto, Álcool e também de Açúcar,
- Purificação de Gases de Churrasqueiras e Fornos a Lenha,
- Além de muitas outras aplicações.