Lavador de gases para capela de exaustão
Imagens Representativas
Lavador de gases para capela de exaustão
SAIBA MAIS SOBRE LAVADOR DE GASES PARA CAPELA DE EXAUSTÃO
Primeiro vamos entender o que é capela de exaustão para então compreender o que é e a importância de um lavador de gases para capela de exaustão.
O QUE É UMA CAPELA DE EXAUSTÃO?
A capela de exaustão é um equipamento utilizado para exaurir todos os gases que podem surgir da interação de reagentes químicos.
Mas além de exaurir, possui um grande vidro que cobre a maior parte da região frontal da capela de exaustão, deixando apenas uma pequena abertura para a manipulação dos reagentes.
Portanto, a capela de exaustão também é utilizada como barreira física para qualquer reação adversa da interação de dois químicos, como por exemplo, uma explosão.
A capela de exaustão é conhecida como um EPC, ou seja, um equipamento de proteção coletiva, possui esse nome por garantir a segurança de todos dentro do laboratório.
Dito isso vamos entender melhor o que é um lavador de gases para capela de exaustão.
O QUE É UM LAVADOR DE GASES PARA CAPELA DE EXAUSTÃO?
O lavador de gases para capela de exaustão ou qualquer outra aplicação é usado como forma de filtração de gases que possuam quaisquer partículas poluentes ou tóxicas.
A principal função do lavador de gases para capela de exaustão é garantir a segurança de todas as pessoas e também do meio ambiente que ficam ao arredor de onde está instalado o lavador de gases. Isso porque, dentro de uma indústria química, todos os dias são realizados procedimentos que trabalham com reações químicas extremamente tóxicas, o uso de um lavador de gases é imprescindível.
MAS COMO FUNCIONA UM LAVADOR DE GASES PARA CAPELA DE EXAUSTÃO?
O princípio de filtração utilizado por um lavador de gases é a colisão entre as partículas toxicas de um gás, que através do método de lavagem, através da água.
Para haver uma melhor interação entre estes dois meios é preciso que haja nebulização. Esta é facilitada tanto pelo gás tóxico, quanto pela água.
As partículas tóxicas do gás entram no lavador de gases para capela de exaustão por um orifício pequeno, que faz com que o gás entre acelerado, causando nebulização.
Já a água é dispersada dentro do lavador de gases por um spray de alta pressão que também causa a nebulização.
Após a colisão as partículas tóxicas umidificadas são retiradas do lavador de gases através de um eliminador de gotas.